quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.

Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma graduação da categoria Licenciatura ou Gestão Escolar (administração escolar, orientação pedagógica e coordenação educacional). Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos: Disciplinas filosóficas, Disciplinas científicas e Disciplinas técnico-pedagógicas.

Disciplinas Técnico-pedagógicas
Disciplinas:

Estatística aplicada à educação
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Disciplinas sobre Modalidades de Ensino e Diversidade
Disciplinas:

Educação e Diversidade etno-racial
Educação do Campo
Educação Especial e Inclusão Educacional
Educação Indígena
Educação de Jovens e Adultos
Educação a Distância e Tecnologia Educacional

Educação Escolar atual
As transformações tecnológicas em aumento exponencial estão exigindo da Educação escolar a formulação de sucessivas e constantes modificações nas propostas pedagógicas vigentes, bem como dos métodos de ensino.

O momento atual pode ser considerado como um divisor de águas para os métodos de ensino, ultrapassando os tradicionais e consolidando os novos, que por sua vez precisam de constante desenvolvimento, devida interação entre os educandos e o mundo, que interferem no processo de aprendizagem.

Embora em muitas partes do mundo ainda existam dificuldades no ensino e no partilhamento da informação, estas já estão sendo vencidas principalmente nos grandes centros onde existem maiores condições de acesso à informação e à cultura escolarizada.


Ciências que dão suporte teórico
Psicologia
Sociologia
Filosofia
Antropologia

Um comentário:

  1. Sugiro um novo nome para professor: "Desenvolvedor de mecanismos para fazer com que o aluno aprenda". Que tal?

    ResponderExcluir