quarta-feira, 9 de junho de 2010

Eucação infantil

A brincadeira, o movimento e as relações afetivas são eixos que devem nortear as propostas de um trabalho com crianças no início da vida escolar. Não é qualquer instituição que dá conta do desafio de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil.

A educação infantil, assim como o ensino fundamental e o médio, é assentada em normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. A aplicação desse conjunto de normas deve se traduzir em um ambiente confiável, caloroso, receptivo, estimulante, diversificado e muito organizado, onde seu filho possa se apoiar e investir sua curiosidade e afetos.

Em abril de 1999, foram fixadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a educação infantil. Elas têm força de lei e estabelecem as grandes orientações para nortear as propostas pedagógicas das creches e pré-escolas. Confira as principais:

Brincar é coisa séria
Na primeira diretriz está estabelecida a ludicidade (ou a brincadeira) como um fundamento da educação infantil. É que as fontes de conhecimento da criança são múltiplas, mas é no ato de brincar que ela entende a realidade, desenvolve a imaginação, os afetos e as competências.

Viva a diferença!
Diretriz que se refere ao princípio de a instituição de ensino acatar as diversas identidades das crianças e suas famílias, professores e funcionários, sem qualquer tipo de exclusão, seja de gênero, etnia, religião, situação econômica ou de peculiaridades (como as dos portadores de necessidades especiais).

Educação integral
As propostas pedagógicas devem integrar os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo-lingüísticos e sociais da criança. A norma busca evitar tendências comuns, como a ênfase nas habilidades psicomotoras ou na alfabetização e no estímulo ao cálculo precoces.

Nada de improvisos
As crianças vivem num mundo complexo e as propostas pedagógicas devem dar conta disso, sem apelar para improvisos baseados na idéia de que a educação nessa fase é café-com-leite, brincadeirinha. A escola deve buscar a interação entre as diversas áreas de conhecimento, em atividades espontâneas ou dirigidas, mas que expressem um objetivo.

Cuidar e educar
As creches não devem ser simplesmente espaços de cuidados e as pré-escolas não podem se limitar a preparar para a alfabetização. Cuidado e aprendizado devem estar integrados desde o início, articulados em três eixos: a brincadeira, o movimento e as relações afetivas. Tal visão pedagógica tem como base a concepção da criança como ser social, histórico, inserido na cultura e um cidadão de direitos.

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